Para evitar a proliferação de diversas doenças, é necessário além da limpeza que o usuário pode fazer, contar com uma empresa especializada.

Com temperaturas cada vez mais altas e pancadas de chuva rápidas, típicas do verão, e que não fazem diminuir a sensação térmica, a utilização do ar- condicionado virou uma necessidade e não mais um artigo de luxo. Os aparelhos têm liderado o número de vendas, com aumento de até 40%. Segundo artigo publicado na revista “American Scientist”, os americanos são os que mais utilizam esses aparelhos para se refrescar. Nos Estados Unidos, 87% dos lares estão equipados com ar-condicionado. De acordo com o pesquisador Michael Sivak, o Brasil está entre os países que têm potencial de superar o consumo americano de energia pelo ar-condicionado em quase duas vezes.

Eles refrescam e gelam, deixando o ambiente mais agradável, mas se não forem limpos e higienizados corretamente podem provocar ou agravar diversas doenças, como rinites, resfriados, pneumonias, asma, alergias respiratórias e conjuntivites. Uma vez sujo, eles acumulam milhares de bactérias, fungos, vírus e ácaros. A bactéria Legionella pneumophyla é a mais perigosa, pois causa a legionelose, que pode se manifestar de duas formas: um tipo grave de pneumonia, chamada legionário, e a febre de Pontiac. Além disso, o ar-condicionado limpo diminui o consumo de energia, reduz os gastos com manutenções de urgência e ainda aumenta o tempo de vida útil do equipamento.

A limpeza deve ser realizada pelo menos uma vez por mês, e pode ser feita em casa. Para isso basta seguir as dicas dadas pelo especialista:

– Retire os filtros com o ar condicionado desligado

– Lave com detergente e água, de preferência morna. Faça movimentos contínuos, seguindo a trama do filtro, para não destruí-la

– Lave também a esponja do filtro.

– Seque o filtro e recoloque-o no aparelho sem torcê-lo ou esfregá-lo

– Você também pode limpar o gabinete por fora com a ajuda de uma esponja e um pano seco

É importante sempre manter portas e janelas fechadas enquanto utiliza o aparelho, evitar fumar e ficar atento às recomendações do manual, pois ajudam a manter o bom funcionamento do aparelho.

Também é necessário verificar se há sujeira acumulada no interior do equipamento e água acumulada na bandeja do evaporador. Mas este tipo de serviço só deve ser realizado por empresas especializadas, que também devem realizar a higienização correta do equipamento, utilizando produtos específicos, de preferência, biodegradáveis e que sejam homologados pela ANVISA, garantindo mais qualidade e segurança para os usuários.

O ar condicionado limpo economiza energia em até 40% e reduz os gastos com manutenções de urgência. Desenvolvido para durar em média 10 anos, ele pode vir a durar no máximo três, caso não seja feita a manutenção adequada.

Além da limpeza dos filtros, da serpentina, turbinas, bandeja de condensado, carenagem e aplicação de bactericida para eliminação de fungos e bactérias, oferecemos os serviços de recarga de fluido refrigerante, instalação de compressores, instalação ou substituição de placas de comando, receptora de controle remoto e consertos em geral.

Via: doctorfrio

Escreva um comentário:

*

Your email address will not be published.

  

© 2015 IMPÉRIO DO CLIMA | Todos os direitos reservados.